Solar

SUSTENTABILIDADE

A energia fotovoltaica vem crescendo sua participação na matriz energética global devido a sua fonte inesgotável de suprimento, que é a energia solar.

Além de ser uma fonte limpa, livre de emissões contaminantes, a instalação do sistema fotovoltaico é simples e rápida, de forma que a opção pela mesma torna rapidamente o usuário um gerador de energia, podendo inclusive atingir a autossuficiência.

Sustentabilidade energética e ambiental é um diferencial cada vez mais reconhecido no mercado por estar intimamente ligada a perenidade das empresas e ao futuro das próximas gerações.

 

 

VANTAGENS DA MICROGERAÇÃO FOTOVOLTAICA

A microgeração fotovoltaica de energia elétrica por meio de painéis solares, é uma alternativa de menor custo do que a aquisição de energia no mercado convencional.

A legislação permite que o consumidor, além de fazer a geração para consumo próprio, exporte os excedentes para a rede elétrica, gerando créditos em energia. A microgeração fotovoltaica também é favorecida pela constante redução de preço dos equipamentos fotovoltaicos e a tendência de aumento das tarifas de energia elétrica.

Atualmente, a matriz elétrica brasileira é hidráulica com complementação térmica, mas devido à crise instalada no setor, motivada pelo baixo nível dos reservatórios, as usinas térmicas estão plenamente acionadas. Os sistemas fotovoltaicos utilizam a radiação solar como insumo, um recurso abundante no Brasil e não poluente. Além disso, no âmbito da micro e mini geração fotovoltaica, há a vantagem de se gerara energia elétrica nos centros de consumo, aliviando a carga nos sistemas de transporte de energia.

Vale lembrar que o reajuste médio das tarifas residenciais de energia elétrica ficou acima de 20% em 2014 e, em 2015, os reajustes serão acima de 30%, caso a situação do setor não melhore. O contexto é favorável para que a energia solar fotovoltaica decole no Brasil.

Entenda como funciona o sistema de energia solar fotovoltaica conectado a rede da sua residência,comércio ou indústria. Esse sistema de gerar energia vai lhe possibilitar valorizar a sua propriedade além de gerar a sua própria energia elétrica e praticamente acabar com a sua conta de luz!




Passo a passo do sistema fotovoltaico:

Painel Solar Fotovoltaico - Produz energia elétrica em corrente contínua. (1)

Inversor Solar - Inverte a corrente contínua em corrente alternada e equaliza com a rede elétrica - Desta forma a energia gerada pelo painel solar fica idêntica a energia que você consome da rede elétrica e assim pode utilizá-la para o seu consumo próprio. (2)

Quadro de Luz - A energia que sai do inversor solar vai para o seu"quadro de luz" e assim é distribuída para a sua casa, comércio ou indústria. (3)

A Eletricidade gerada pelos painéis solares (placas fotovoltaicas) alimenta utensílios, eletrodomésticos,equipamentos e máquinas.

O Excesso de Eletricidade volta para a rede elétrica através do relógio de luz fazendo ele "rodar ao contrário" (2), assim gerando um "crédito de energia" (3) para ser utilizado de noite ou nós próximos meses. Em outras palavras: você produz energia limpa com a luz do sol e reduz a sua conta de energia.

-Cada distribuidora de energia tem as suas regras e as exigências para conectar o seu sistema de energia solar fotovoltaica na rede elétrica, e elas variam bastante.

- O seu relógio de luz antigo vai ser substituído por um relógio de luz novo que é "bidirecional" (mede a entrada e a saída de energia). Desta forma ele será capaz de medir a energia que você consome da rede elétrica e medir também a energia gerada em excesso pelo seu sistema fotovoltaico que é injetada na rede assim gerando "créditos de energia" (5).

- Os "Créditos de Energia" são medidos em kWh. Para cada kWh gerado em excesso pelo seu sistema solar fotovoltaico você recebe 1 crédito de kWh para ser consumido de noite ou nós próximos meses. Esse crédito é contabilizado pelo seu novo relógio de luz bidirecional e é medido pela sua distribuidora de energia. Desta forma, no final do mês quando você recebe a sua conta de energia, você vai ver quanto de energia você consumiu da rede e quanto de energia você injetou na rede. Se você injetar mais na rede do que consumiu você terá créditos de energia para serem usados nos próximos meses.

- Os créditos de energia são regulamentados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) possuindo regras específicas que variam de acordo com a sua localização e sua classe de consumo (residencial, comercial ou industrial).

 


Peça já seu orçamento.

loja@ledesolar.com

(73) 3268-5275



Desenvolvido por Provoq Comunicação
Led e Solar © 2022 - Todos os Direitos Reservados.